Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/549
Título: Estudo do equilíbrio em pacientes com Doença de Parkinson
Autor(es): Almeida, Camila Danielle Aragão
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Sistema Nervoso
Equilíbrio motor
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central (SNC), que se caracteriza por morte neuronal na substância negra, com conseqüente diminuição de dopamina, levando a alterações motoras típicas, inclusive no equilíbrio. Este estudo teve como objetivo investigar a função motora referente ao equilíbrio em pacientes com DP. A pesquisa foi de caráter descritiva, transversal, com abordagem quantiqualitativa, realizada na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB. Foram utilizadas as Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Escala de Mobilidade e Equilíbrio de Tinetti (EMET), Timed Up and Go Test (TUGT) e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para a avaliação do equilíbrio. Participaram 8 pacientes com diagnóstico clínico de DP, sendo a maioria do gênero feminino (75%), com média de idade de 61,0±11,8 anos e tempo médio de evolução da patologia de 4,0±1,5 anos, com grande parte dos paciente entre os estágios 1,5 e 2,0 da EHYm. Quanto a EEB, EMET e TUGT a maioria dos pacientes apresentaram, de uma forma geral, moderado risco de queda, decorrentes das alterações no equilíbrio. No que se refere a CIF, nas funções da visão, vestibular, reações motoras involuntárias e padrão da marcha, assim como as atividades de mudar a posição básica do corpo e manter a posição básica do corpo e andar, evidenciou-se deficiência e dificuldade de leve a moderada, respectivamente. Com base nos resultados obtidos é possível observar que a DP modulou o equilíbrio nesses pacientes, o que se traduz por risco de queda variando entre baixo a moderado atravès da EEB, EMET e TUGT, sendo a dimensão “alcance funcional” a mais afetada na EEB, alèm de se verificar, atravès da CIF, que os componentes de funções e atividades referentes ao equilíbrio apresentaram deficiências e dificuldades variando entre leve a moderado.
Descrição: ALMEIDA, C. D. A. Estudo do Equilíbrio em pacientes com Doença de Parkinson. 2010. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/549
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Danielle Aragão Almeida.pdfCamila Danielle Aragão Almeida839.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.