Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5519
Título: Devils in the flesh: female bodies as weapons
Autor(es): Medeiros, André Aparecido de
Palavras-chave: Análise Literária
Mulher
Sociedade Patriarcal
Corpo Feminino
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho traz a análise e uma breve comparação entre as personagens Salomé (WILDE, 1891) e Tracy Whitney (SHELDON, 1986). As personagens foram analisadas como femmes fatales, seguindo a hipótese de que a mulher, quando proibida de usar sua voz em uma sociedade patriarcal, faz uso do seu corpo para alcançar seus objetivos. Seguindo as definições de Moreira e Caleffe (2006), a análise foi feita considerando como aporte teórico os trabalhos de Figes (1986), Gualda (2009), Sprenger e Kramer (1991) e Gilbert e Gubar (2000), dentre outros. Percebemos que a mulher a quem se nega a voz, pode agir através de seu corpo para se impor sobre os homens. As mulheres podem, às vezes, escapar à cólera dos homens. No entanto, o destino de uma mulher que se atreva a realizar os seus desejos frequentemente é a morte, uma vez que ela é considerada uma ameaça aos homens. Também consideramos o fato de que as duas personagens analisadas são criações masculinas, e fazemos uma breve comparação com uma personagem criada por uma escritora, Dorothy Parker, demonstrando que o corpo, na visão feminina, pode assumir um papel diferente. A personagem Hazel Morse (“Big Blonde”) faz uma tentativa de viver através de seu corpo, a que termina em fracasso absoluto.
Descrição: Medeiros, A. A. de. Devils in the flesh: female bodies as weapons. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5519
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Aparecido de Medeiros.pdfAndré Aparecido de Medeiros8.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.