Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/553
Título: Aspectos teóricos e práticos da análise estatística de um experimento em blocos casualizados com efeitos aleatórios
Autor(es): Costa, João Batista Filgueira
Palavras-chave: Estatística
Estatística aplicada
Análise estatística de dados
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Geralmente os textos disponíveis na literatura especializada trata a Estatística Experimental como um conjunto de procedimentos que se propõe a resolver os problemas inferenciais das pesquisas científicas em outras áreas do conhecimento e pouco, ou quase nada, está interessada em aprofundar-se no formalismo matemático/estatístico que dão origem a estes procedimentos. Este trabalho se propõe a contribuir com o desenvolvimento teórico dos procedimentos que dão suporte às análises estatísticas dos dados de um experimento em blocos casualizados de efeitos aleatórios, uma vez que esse enfoque não é encontrado com frequência na literatura ou ocorre de forma bastante fragmentada. Neste sentido, procurou-se apresentar alguns conceitos utilizados na experimentação, definiu-se o modelo matemático associado às observações experimentais, encontrou-se os estimadores de máxima verossimilhança dos efeitos dos fatores sobre a variável resposta, discutiu-se algumas propriedades dos estimadores e os argumentos teóricos que fundamentam a análise da variância (ANOVA). Além disso, utilizou-se o método da ANOVA para estimar os componentes da variância discutindo-se as análises complementares. Os dados de um experimento real foram analisados e os resultados foram comentados detalhadamente.
Descrição: COSTA, J. B. F. Aspectos teóricos e práticos da análise estatística de um experimento em blocos casualizados com efeitos aleatórios. 2010. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/553
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Filgueira Costa.pdfJoão Batista Filgueira Costa994.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.