Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5536
Título: Da ancoreta ao galão: as sociabilidades dos campinenses no entorno dos chafarizes entre os anos 50 e 60 do século XX
Autor(es): Brito, Joéliton Silva de
Palavras-chave: Abastecimento de água
Sociabilidade
Campina Grande
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Campina Grande-PB, localizada no Agreste da Borborema, historicamente, tem enfrentado problemas por conta do abastecimento de água, desde o período imperial. Portanto, o referido artigo tem o propósito de buscar entender como parte da sociedade local vivenciou o problema do abastecimento de água, entre os anos 50 e 60 do século XX, quando o governo do Estado, criou o sistema de abastecimento de Vaca Brava. Grande parte da população passou a ser abastecida por um sistema de chafarizes. Assim, buscamos entender como se dava o processo de sociabilidade entre seus moradores que estavam obrigados a recorrerem aos chafarizes espalhados pela cidade em busca de água, independente de sua classe social. Para realizar essa pesquisa buscamos analisar escritos, como crônicas e obras historiográficas, que deram espaço à história daqueles necessitados, para colhermos a memória coletiva (HALBWACHS, 2006) de pessoas que viveram na referida época, utilizamos a História Oral.
Descrição: Brito, J. S. de. Da ancoreta ao galão: as sociabilidades dos campinenses no entorno dos chafarizes entre os anos 50 e 60 do século XX. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5536
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joéliton Silva de Brito.pdfJoéliton Silva de Brito10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.