Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5593
Título: Identidade de alunas Quilombolas de uma Escola Estadual do Município de Alagoa Grande
Autor(es): Lins, Maria do Socorro Paiva Silva
Palavras-chave: Relações raciais
Identidade Cultural
Quilombolas
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: Este trabalho aborda as relações raciais no ambiente escolar e tem como objetivo analisar a percepção e a autoestima que dez alunas quilombolas de uma escola estadual localizada no município de Alagoa Grande – Paraíba têm de si próprias no ambiente de ensino aprendizagem, bem como refletir se a referida escola contribui ou não para a reprodução do preconceito e da descriminação. A pesquisa ocorreu no período de agosto de 2013 a março de 2014. A metodologia utilizada foi a observação direta e aplicação de questionário estruturado com questões objetivas e discursivas. Os resultados mostraram que todas as alunas foram unanimes em afirmar que são negras, deixando claro a condição de aceitação e pertencimento da sua condição racial. A grande maioria declarou ter sofrido algum tipo de exclusão na escola e por isso se sentem diferente dos demais colegas, assumindo com isso uma atitude de inferioridade no ambiente escolar. Essa discriminação parte tanto dos colegas quanto de professores. Das dez alunas investigada, nove consideraram o relacionamento com os colegas regular e cinco delas consideraram os professores racistas. Mediante os resultados foi possível concluir que, no espaço escolar em questão, ainda existe discriminação racial o que pode comprometer a construção da identidade negra, a autoestima e o processo de ensino – aprendizagem das alunas. Com isso faz-se necessário que o ambiente escolar trabalhe o preconceito através de práticas pedagógicas mais comprometidas com a pluralidade de culturas existentes, permitindo assim a formação de cidadãos capazes de respeitar as diferenças e valorizar o multiculturalismo.
Descrição: LINS, Maria do Socorro Paiva Silva. Identidade de alunas quilombolas de uma Escola Estadual do Município de Alagoa Grande. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5593
ISSN: CDD 305.8
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Paiva Silva Lins.pdfPDF - Maria do Socorro Paiva Silva Lins877.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.