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dc.contributor.authorDantas, Silvana de Souza-
dc.date.accessioned2014-10-14T14:28:50Z-
dc.date.available2014-10-14T14:28:50Z-
dc.date.issued2014-10-14-
dc.identifier.issnCDD 363.728 5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5597-
dc.descriptionDANTAS, Silvana de Souza. Análise da importância e destinação ds resíduos sólidos em uma comunidade escolar no município de Queimadas-PB. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractUm dos problemas que afetam a humanidade é a produção de lixo, e entre os diversos impactos em relação ao meio ambiente está o desperdício e a produção excessiva dos resíduos sólidos. Com a proibição dos lixões, todos os municípios terão que conscientizar a população da importância de separar o lixo, além do reaproveitamento e reciclagem, de forma que diminua a concentração de lixo nos aterros sanitários. O presente trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento e comportamento dos que fazem parte da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Ernesto do Rêgo, na cidade de Queimadas/PB, referente aos resíduos sólidos, além de verificar o acondicionamento e o destino dos resíduos sólidos entre os participantes da comunidade escolar e propor estratégias de sensibilização viáveis para amenizar a problemática dos resíduos sólidos. O trabalho representou uma abordagem descritivo-qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista, questionário misto e observação participante. A análise dos dados ocorreu a partir da estatística descritiva. Através da pesquisa realizada constatou-se a falta de preocupação dos entrevistados em conhecer a temática em questão, uma vez que não utilizam de forma correta os coletores seletivos no ambiente escolar, tampouco se preocupam com a destinação final do lixo produzido. Para o sucesso de um programa de coleta seletiva, será necessário a mobilização da população, através do ambiente escolar que vise a sensibilização e conscientização, além da formação continuada dos professores, pois há uma dificuldade em trabalhar e conhecer melhor esta temática para inseri-la nos seus currículos.Em virtude disso, surge como importante instrumento de mudanças a Educação Ambiental, visando a construção e reconstrução de conhecimentos voltados aos diversos segmentos da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Coutinho Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.titleAnálise da importãncia e destinação de resíduos sólidos em uma comunidade escolar no município de Queimadas-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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