Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Renata Ranielly Cabral da-
dc.date.accessioned2014-10-15T17:29:24Z-
dc.date.available2014-10-15T17:29:24Z-
dc.date.issued2014-10-15-
dc.identifier.issnCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5611-
dc.descriptionSILVA, Renata Ranielly Cabral. O ensino de geometria a partir de brinquedos e brincadeiras populares: uma experiência de educação matemática através de uma prática cultural. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEstá pesquisa visou trabalhar dentro de uma perspectiva da Educação Matemática, com o objetivo de analisar uma prática pedagógica desenvolvida junto a alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Mogeiro/ PB. O trabalho desenvolvido tomou como base as teorias da Etnomatemática, teve características de um estudo de caso, com aspecto de uma pesquisa-ação. Para o embasamento desse estudo foram realizadas investigações através das literaturas de alguns teóricos como: Andrade (2008), Lakatos (1976), D‟Ambrósio (2007) e Portela (2003), dentre outros. No qual se tentou compreender o ensino de Matemática dentro dos estudos desenvolvidos na Educação Matemática, como também analisar as novas tendências abordadas pelo currículo nacional do ensino fundamental. Uma vez que, os dois trabalham visando à formação não apenas do aluno para estudos futuros, mas também para a cidadania. Logo, essa pesquisa buscou integrar os conteúdos matemáticos com os brinquedos e brincadeiras presentes na cultura popular. Os procedimentos metodológicos utilizados para coletar os dados compreenderam em observação do desenvolvimento dos alunos durante as aulas e relatórios escritos pelos alunos em relação à prática realizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marta Lúcia de Souza Celinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPluralidade Culturalpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleO ensino de geometria a partir de brinquedos e brincadeiras populares: uma experiência de educação matemática através de uma prática culturalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Ranielly Cabral da Silva.pdfPDF - Renata Ranielly Cabral da Silva1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.