Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Carolina Soares-
dc.date.accessioned2012-10-25T14:32:33Z-
dc.date.available2012-10-25T14:32:33Z-
dc.date.issued2012-10-25-
dc.identifier.otherCDD 371.335-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/562-
dc.descriptionRAMOS, C. S. Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida, inserida em setores do lazer, entretenimento e ainda timidamente na educação. Cada vez mais estão sendo produzidos materiais que ajudam a escola a inserir os recursos computacionais na sua proposta didática pedagógica. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa exploratória e de intervenção colaborativa. Apresenta a construção e aplicação de um Objeto de Aprendizagem - OA, direcionado para o conteúdo de frações na disciplina de matemática, seguindo as recomendações propostas pela Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED. O objetivo geral desse estudo é investigar sobre os processos de aprendizagem na relação entre o computador e a matemática, tendo em vista que, a linguagem do Objeto de Aprendizagem pode evidenciar caminhos significativos no aprendizado dos alunos. E como objetivo específico, verificar se o OA desenvolvido contribuiu no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente no conteúdo de frações, favorecendo uma relação com o cotidiano, ao envolvermos problemas. Como forma de avaliarmos a eficácia desse OA, desenvolveu-se uma pesquisa de campo no Telecentro Comunitário de Inclusão Digital da UEPB, com 15 participantes, na faixa etária entre nove e quinze anos. Como resultado verificou-se que o OA obteve grande aceitação entre os participantes favorecendo aprendizagem de frações e a possibilidade de aplicação em outros conteúdos escolares, ou seja, o aplicativo desenvolvido foi considerado um verdadeiro instrumento digital educativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleObjeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de fraçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Soares Ramos.pdfCarolina Soares Ramos1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.