Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/563
Título: O lado obscuro das redes sociais para crianças e adolescentes
Autor(es): Soares, Christiano Cordeiro
Palavras-chave: Redes sociais
Crimes digitais
Internet
Data do documento: 25-Out-2012
Resumo: O presente artigo trata sobre o sucesso que as redes sociais fazem na internet hodiernamente, sobretudo, para as crianças e os adolescentes, visando demonstrar que atrelado a este fato permeiam condutas prejudiciais no mundo virtual. Sendo o estudo de abordagem qualitativa exploratória, ocorrido no mês de julho de 2011, embasado com o auxílio de um questionário aplicado com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, com o intuito de coletar dados que ratificassem a obscuridade das redes sociais de acordo com a vivência dos alunos no ciberespaço, enfatizando suas percepções acerca do assunto, seus receios, suas precauções, seus entendimentos sobre seus direitos e deveres online, dentre outros parâmetros. Haja vista que o objetivo principal é investigar o envolvimento de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com os sites de relacionamento. Têm-se como exemplos: Orkut, Facebook, Msn, etc. Não se pode preterir que estes ambientes configuram ótimos meios de socialização, como também servem de auxílio na construção do aprendizado. Contudo, far-se-ão necessárias algumas observações imprescindíveis no momento de visitar esses locais, com a finalidade de evitar constrangimentos e prejuízos vindouros, explanação em consonância com a ótica de alguns autores como: Lévy (1999), Maldonado (2009), Chalezquer e Sala (2009), bem como fazendo inferência a obras que abarcam essa temática: Aras (2001), Reinaldo Filho (2003), Atheniense (2010), dentre outras. Insta salientar que esta produção irá discorrer sobre os crimes digitais de maior incidência contra os púberes, outrossim, algumas legislações que vislumbram combatê-los.
Descrição: SOARES, C. C. O lado obscuro das redes sociais para crianças e adolescentes. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/563
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christiano Cordeiro Soares.pdfChristiano Cordeiro Soares739.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.