Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5644
Título: A compreensão do ser jovem na educação do ensino fundamental e médio do município de Coxixola.
Autor(es): Amorim, Eveline Rodrigues Gonçalves
Palavras-chave: Educação
Escola
Ensino Médio
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida com jovens estudantes do ensino médio da Escola Estadual Manuel Honorato Sobrinho, na cidade de Coxixola-PB.Foi tomado o ambiente educacional para entender as vivências, significados e práticas dos jovens na escola, com vista a perceber como os jovens que estão em idade escolar, participantes dessa instituição social chamada escola, têm feito para construir sua identidade e modos de sociabilidade entre si a partir de vários temas como evasão escolar, namoro, sexualidade, drogas entre outros.Abordando a metodologia qualitativa, por meio da pesquisa de campo, foram investigados os jovens de ambos os sexos, matriculados e egressos, desta instituição de ensino através de entrevistas, observação de campo com uso do diário para fins de anotações de pontos importantes da vida desses sujeitos em momento de descontração no modo do ser jovem. Também se fez uso dos documentos oficiais da escola na intenção de conhecer a vida escolar e o perfil desses sujeitos investigados. Por fim, a pesquisa revela a realidade da vida escolar no olhar dos jovens estudantes e demonstra a relação que eles estabeleciam entre os seus projetos de vida e as contribuições da escola para a sua realização profissional e pessoal. A pesquisa ainda revelou grande diversidade de sonhos, mediante o contexto social e educacional dos jovens, sendo a escola o alvo de muitas expectativas e que a mesma é um “degrau” na construção do seu futuro.
Descrição: AMORIM, Eveline Rodrigues Gonçalves. A compreensão do ser jovem na educaão do ensino fundamental e médio do município de Coxixola. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5644
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eveline Rodrigues Gonçalves Amorim.pdfPDF - Eveline Rodrigues Gonçalves Amorim856.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.