Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/568
Título: Ocorrência de enteroparasitos em amostras de alface (Lactuca sativa L.) comercializadas na feira livre de Pocinhos - PB
Autor(es): Costa, João Rafael Bernardo
Palavras-chave: Parasitologia
Enteroparasitos
Hortaliças
Data do documento: 26-Out-2012
Resumo: A investigação de enteroparasitos em hortaliças é de grande importância para a saúde pública, pois, fornece dados sobre a situação higiênico-sanitária desses produtos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência de enteroparasitos em amostras de alface (Lactuca sativa L.) comercializadas na feira livre do município de Pocinhos - PB. Por amostragem probabilística aleatória simples foram coletadas 20 amostras de alface nos pontos de venda dessa hortaliça; utilizou-se a técnica de sedimentação espontânea de Hoffman Pons & Janer (1934) com adaptações. Todas as amostras analisadas foram positivas para algum tipo de estrutura potencialmente parasitária, sendo 2 (10%) positivas para cistos com morfologia indicativa de Entamoeba coli; 1 (5%) para cistos com morfologia indicativa de Entamoeba hatmanni; 4 (20%) para cistos de Balantidium sp.; 1 (5%) para trofozoítos de Balantidium sp.; 13 (65%) para ovos com morfologia indicativa de Taenia sp.; 16 (80%) para larvas de nematóides; 2 (10%) para ovos de Ancilostomídeos; e 1 (5%) para ovos de Trichuris sp. Os achados caracterizam o papel dessa hortaliça como via de transmissão de enteroparasitos para os consumidores que frequentam a referida feira livre bem como sugerem que, em algum momento, seja na produção, transporte, armazenamento ou manipulação desta hortaliça, houve a contaminação por fezes de seres humanos e/ou de animais.
Descrição: COSTA, J. R. B. Ocorrência de enteroparasitos em amostras de alface (Lactuca sativa L.) comercializadas na feira livre de Pocinhos - PB. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/568
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Rafael Bernardo Costa.pdfJoão Rafael Bernardo Costa682.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.