Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5700
Título: O signo ideológico presidenta: a consolidação da identidade feminina
Autor(es): Silva, Michelle Morais da
Palavras-chave: Linguística
Discurso
Signo Ideológico
Identidade Feminina
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a palavra presidenta, compreendido como signo ideológico que representa a posição e/ou espaço social que a mulher alcançou no cenário público brasileiro. Objetivamos evidenciar como elementos linguísticos podem representar os avanços sociais no que diz respeito à identidade e o papel social da mulher. Buscando a partir disso responder a seguinte problemática: como a escolha da palavra presidenta, signo ideológico, reflete a consolidação da identidade feminina no espaço público brasileiro? Para responder este questionamento traçamos uma descrição do termo presidenta, analisando-o sob a perspectiva da Gramática Tradicional, justificando assim a sua legitimidade como variante de gênero da palavra presidente e estudando seus pressupostos ideológicos implícitos. Tecendo também uma reflexão histórica sobre a condição da mulher na sociedade, e através de fragmentos do discurso político feminista de Dilma Rousseff, a luz da Análise do Discurso Francesa, constatamos que a escolha pelo signo presidenta não foi uma ação aleatória, mas decisão respaldada em um discurso político-feminista, em busca da consolidação da identidade feminina da mulher brasileira. A análise nos permitiu ainda concluir que, do ponto de vista gramatical, o termo presidenta é legítimo, não configurando "erro" algum o seu uso.
Descrição: Silva, M. M. da. O signo ideológico presidenta: a consolidação da identidade feminina. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5700
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Morais da Silva.pdfMichelle Morais da Silva19.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.