Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5707
Título: Projeto político-pedagógico: construção x imposição
Autor(es): Oliveira, Ana Maria Rodrigues de
Palavras-chave: Projeto Político-pedagógico
Planejamento Educacional
Política Educacional
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político-pedagógico (o PPP, ou simplesmente, projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta. Se bem formatado, porém, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico na escola como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o projeto político pedagógico só cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. O estudo foi desenvolvido em uma escola privada de Campina Grande/PB, através de uma pesquisa de cunho qualitativo e justificamos a pertinência do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Para a consecução desse artigo, realizamos uma pesquisa com 4 professoras e com a diretora da escola campo de pesquisa. Através dos dados coletados é possível afirmar que a escola pesquisada não incentiva a participação de suas professoras na construção do seu PPP. Compreendemos que tal ação não contribui para a efetivação dos objetivos e ações expostos no Projeto e distancia-se do que a literatura na área recomenda para o bom funcionamento da escola.
Descrição: Oliveira, A. M. R. de. Projeto político-pedagógico: construção x imposição. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5707
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Rodrigues de Oliveira.pdfAna Maria Rodrigues de Oliveira4.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.