Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Magno Ferreira da-
dc.date.accessioned2012-10-26T13:25:50Z-
dc.date.available2012-10-26T13:25:50Z-
dc.date.issued2012-10-26-
dc.identifier.otherCDD 570-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/570-
dc.descriptionSILVA, M. F. da. Aprendizagem significativa em Botânica em nível do Ensino Médio no município de Gado Bravo-PB. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisou o processo de ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio, utilizando-se de abordagens de natureza descritiva e quantitativa. O estudo, que tomou como parâmetro teórico-conceitual a Teoria da Aprendizagem Significativa segundo David Ausubel, buscou identificar fatores científicos e culturais que influenciam na aprendizagem da nomenclatura botânica. No desenvolvimento da pesquisa outros aportes se mostraram pertinentes no sentido de ampliar a base de sustentação teórica, tais como Moreira e Masini (2001), Guimarães (2003), Tissot-Squalli (2007), Amabis e Martho(2010), Raven (2007), Rizzatti (2011) e Lopes (1999). Os dados de pesquisa foram coletados mediante a aplicação de questionário a estudantes de escolas públicas do município de Gado Bravo (PB), cujo direcionamento das questões, num primeiro momento, visou traçar um perfil quantitativo do público alvo para, em seguida, abordar questões intrínsecas do conteúdo de Botânica como um todo e, em particular, de Sistemática Vegetal. O panorama caracterizado apontou que a linguagem científica e os níveis de abstração se destacam como os fatores que mais dificultam a aprendizagem do conteúdo, reconhecendo-se a sua importância para a formação geral do aprendente e indicando-se a necessidade de estratégias que busquem contextualizar a Botânica no cotidiano do estudante de modo a promover condições favoráveis à aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Osmundo Rocha Claudinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAprendizagem significativa em Botânica em nível do Ensino Médio no município de Gado Bravo-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magno Ferreira da Silva.pdfMagno Ferreira da Silva1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.