Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/573
Título: Desenvolvendo competências e habilidades no ensino de Ciências Biológicas: relato de experiência na prática pedagógica
Autor(es): Brasileiro, Raissa Azevedo
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Formação de professores
Biologia
Data do documento: 26-Out-2012
Resumo: Este trabalho é um relato de uma experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba. É um relato descritivo acerca das atividades desenvolvidas no período de agosto de 2011 a junho de 2012, as quais abarcaram as atividades de formação teórica, o planejamento e execução das aulas ministradas em campo de estágio e análise de vídeos. No relato são evidenciadas as mudanças na prática pedagógica que foram observadas ao longo do estágio, como: a) utilização do referencial teórico-metodológico dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para elaboração das aulas; b) foco do ensino no desenvolvimento de competências e habilidades; c) uso de artigos da revista Ciência Hoje para contextualização e problematização; d) criação de roteiros detalhados descrevendo todo o conteúdo da aula – “scripts” em vez dos tradicionais planos de aula; e) uso de avaliação contínua com aplicação de questões do ENEM.
Descrição: BRASILEIRO, R. A. Desenvolvendo competências e habilidades no ensino de Ciências Biológicas: relato de experiência na prática pedagógica. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/573
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Azevedo Brasileiro.pdfRaissa Azevedo Brasileiro751.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.