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dc.contributor.authorLima, Rosângela Guedes de-
dc.date.accessioned2014-10-16T17:37:08Z-
dc.date.available2014-10-16T17:37:08Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.issnCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5730-
dc.descriptionLIMA, Rosângela Guedes de. Coesão e coerência em produções textuais de alunos do 1º ano do ensino médio: entre o real e o ideal. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA manifestação do pensamento é registrada através da produção textual. Dada a importância da comunicação para as relações humanas, a realização do presente estudo surgiu da necessidade, diante de uma turma de alunos novatos, de conhecer sua capacidade de escrever textos coesos e coerentes. Dessa forma, seu objetivo é analisar as produções textuais de alunos do 1º ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. Otávia Silveira, no município de Mogeiro, para conhecer seu nível de compreensão e domínio relativo à coesão e à coerência em textos narrativos escritos que sejam capazes de oferecer ao leitor clareza e unidade de sentido. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação na referida turma, iniciando-se com a contextualização dos conteúdos pertinentes, seguida da solicitação de redações aos alunos. De um universo de vinte e quatro produções, foram selecionadas doze para análise. A escolha dessas amostras seguiu o critério de redações muito boas, medianas e muito problemáticas. A análise dos dados obtidos foi pautada em conceitos teóricos de renomados estudiosos. São realizados questionamentos e reflexões por Marcuschi (2008), Meserani (2008), Monteiro (2004), Possenti (1996) e Soares (2000) acerca de como a escola conduz os ensinamentos das competências comunicativas. Koch (2002), Beaugrande e Dressler (1981), Platão e Fiorin (2007), Halliday e Hasan (1976), e Marcuschi (2008) servem de base para a coesão textual, responsável pela conexão entre os vários segmentos de um texto. Já a unidade textual e a lógica que fazem com que um conjunto de frases se torne um todo compreensível, ou seja, um texto, é resultante da coerência. Koch (2008), Platão e Fiorin (2007), Marcuschi (2008), Charolles (1983) e Bastos (l984), são os autores utilizados para o desenvolvimento desse conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as produções textuais da turma em referência apresentam falta de domínio no tocante à coesão (sequencial, por reiteração e conjuntiva) e coerência (por uso de pleonasmo vicioso e por falta de ordem lógica).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Patrícia Frederico Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectCoerênciapt_BR
dc.titleCoesão e coerência em produções textuais de alunos do 1º ano do ensino médio: entre o real e o idealpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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