Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5756
Título: “Arenas de conflitos”: como repensar as práticas pedagógicas diante da indisciplina escolar
Autor(es): Andrade, Maria Alves de Aguiar
Palavras-chave: Conflitos escolares
Indisciplina
Violência
Prática pedagógica
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: É perceptível e preocupante para todo o sistema educacional que educadores venham se ausentando das aulas através de licença médica devido ao estresse, ou até mesmo mudando de profissão, o que também acarreta problemas para o alunado, que sofre com a troca constante de professores e com os baixos índices de aprendizagem. Os conflitos emergem nas relações cotidianas da escola e envolvem as vivências diárias de professores e demais sujeitos do processo pedagógico, exigindo deles tomadas de decisões que, muitas vezes, resultam em mudanças de posturas avaliativas e metodológicas, a fim de que possibilitem a busca por soluções imediatas e de longo prazo para a convivência das diferenças, assim como um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem. Os conflitos obrigam os professores a repensarem as práticas pedagógicas. Partindo dessa premissa, o objetivo do presente trabalho foi analisar os conflitos existentes entre professores e alunos na realidade de escolas públicas. Especificamente, a intenção foi identificar os tipos de conflitos existentes na escola, detectar os fatores que contribuem para sua existência e verificar o papel do professor e da escola nessas situações. Portanto, os saberes necessários à prática docente são indispensáveis à vida do educador, de forma que este possa desempenhar um trabalho a partir de uma prática educativa comprometida com o saber fazer docente. E essa prática requer o exercício diário sobre a ação do docente no lugar em que atua, levando-o a trilhar por caminhos que visualizem o ensino como um trabalho coletivo e integrado à vida da escola.
Descrição: ANDRADE, Maria Alves de Aguiar. “Arenas de conflitos”: como repensar as práticas pedagógicas diante da indisciplina escolar. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5756
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alves de Aguiar Andrade.pdfMaria Alves de Aguiar Andrade538.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.