Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Rita Maria Freitas de-
dc.date.accessioned2014-10-20T17:47:30Z-
dc.date.available2014-10-20T17:47:30Z-
dc.date.issued2014-10-20-
dc.identifier.issnCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5812-
dc.descriptionALMEIDA, Rita Maria Freitas de. O processo de ensino/aprendizagem nas turmas de educação infantil na Creche Tia Mocinha no município da Prata-PB. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como se dá o processo de ensino/aprendizagem nas turmas de educação infantil, na Creche tia Mocinha, localizada na cidade da Prata, na Paraíba. Inicialmente, estudaremos as várias formas de alfabetização, focando principalmente os métodos fônico e o global. Para este capítulo, tomaremos como referencia teórica as autoras Seabra & Dias (2011). No nosso segundo capítulo, no propomos a analisar a linguagem e a construção do conhecimento com o objetivo de identificar como ocorre o desenvolvimento da linguagem e a construção do conhecimento na infância. Como base teórica, nos apoiaremos nos documentos: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998) e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - PQNI (2006); em Vygotsky (1998), Barreto (2005), Marques (2005). Nosso terceiro capítulo abordará a função social da escrita. Nosso aporte teórico para este capítulo será Cagliari (1989), Kleiman (1995), Soares (1994) e Freire (2007). Finalizaremos nossa pesquisa demonstrando os dados da nossa observação das aulas de alfabetização na Creche Tia Mocinha, na cidade da Prata, na Paraíba. Como suporte teórico, neste capítulo, utilizaremos o RCNEI (1998) e o documento do Ministério da Educação (Secretaria de Educação Básica) Ensino Fundamental de Nove Anos: (orientações para inclusão da criança de seis anos de idade (2007).A metodologia utilizada foi do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, através de técnica de pesquisa de campo.Os resultados foram satisfatórios.Acreditamos que esta pesquisa servirá de subsídios para que outros profissionais estudem o referido tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristina Bongestabpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleO processo de ensino/aprendizagem nas turmas de educação infantil na Creche Tia Mocinha no município da Prata-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita Maria de Freitas Almeida.pdfPDF - Rita Maria de Freitas Almeida746.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.