Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5814
Título: O lúdico na sala de aula - em séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Rufino, Terezinha Clementino da Silva
Palavras-chave: Lúdico
Educação infantil
Ensino
Apredizagem
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como temática o lúdico enquanto uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como instrumento metodológico enriquecedor para o ensino e a aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa. O objetivo, neste caso, esteve em verificar como os professores de uma Escola Pública de Alagoa Grande- PB compreendem e aplicam atividades lúdicas na sala de aula de séries iniciais do ensino Fundamental.Para tanto, fez-se uma investigação com professores por meio de questionário. A discussão adotou como fundamento os apontamentos teóricos de estudiosos de métodos de ensino com apoio da ludicidade, a exemplo de TEIXEIRA (1995), CAMPOS (1993), SANTOS (1999), dentre outros. Os resultados comprovam o entendimento de que atividades lúdicas representam um recurso facilitador e motivador da aprendizagem, associando-se à brincadeira, ao jogo, ao divertimento, sendo um elemento importantenas séries iniciais para o desenvolvimento do aluno. Observa-se ainda a necessidade de capacitação profissional que minimizem as dificuldades no uso desta ferramenta/instrumento didático no processo ensino-aprendizagem.
Descrição: RUFINO, Terezinha Clementino da Silva. O lúdico na sala de aula – em séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5814
ISSN: CDD 372.21
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Terezinha Clementino da Silva Rufino.pdfPDF - Terezinha Clementino da Silva Rufino789.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.