Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5819
Título: Consciência negra: da teoria à prática em sala de aula
Autor(es): Coutinho, Neli França Silva
Palavras-chave: Negro
Consciência
Escola
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: Este trabalho trata de questão relativa à Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o estudo da cultura e história afro-brasileira especialmente na educação básica. Em função disso, o objetivo principal está em verificar como professores do ensino básico compreendem e aplicam em sua prática pedagógica a questão da consciência negra. A pesquisa de natureza qualitativa teve por campo uma escola da rede estadual de ensino do município de Alagoa Grande- PB. A discussão adota como referencial teórico estudos voltados para a temática da diversidade cultural e sua inserção no cotidiano escolar. Os dados coletados demonstram que questões referentes à consciência negra estão sendo trabalhados na escola, porém de uma forma muito pontual, demonstrando que ainda necessita de ser aprofundada e ter uma continuidade para que resulte na diminuição da descriminação e preconceitos, e se tenha maior reconhecimento da identidade negra, conforme pretende a Lei.
Descrição: COUTINHO, Neli França Silva. Consciência negra: da teoria à prática em sala de aula. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5819
ISSN: CDD 379.26
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Neli França Silva Coutinho.pdfPDF - Neli França Silva Coutinho1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.