Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5896
Título: A resolução de problemas no ensino do conceito de funções no 1º ano do Ensino Médio
Autor(es): Nascimento, Alane Gomes de Albuquerque
Palavras-chave: Aprendizagem
Resolução de problemas
Ensino de Matemática
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: Muitas evidências vêm sendo acumuladas no que diz respeito a processos eficazes para a aprendizagem matemática e um desses processos, segundo Walle (2009), que têm sido um veículo poderoso é a Resolução de Problemas. Pelo fato de muitos alunos apresentarem dificuldades quanto à aprendizagem de Funções, investigamos nesta pesquisa a contribuição da Resolução de Problemas no ensino deste conteúdo no 1º ano do ensino médio. Classificamos nossa pesquisa como pesquisa qualitativa, o caminho utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica sobre as concepções dos trabalhos de alguns pesquisadores da área da Resolução de Problemas como, Lourdes Onuchic, Van de Walle, George Polya, em livros, internet, artigos, teses, dissertações e uma pesquisa junto aos 13 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio do Colégio Central de Ensino localizado na cidade de Aroeiras-PB. A aprendizagem é um resultado do processo de Resolução de Problemas, pois suas tarefas são centradas mais no aluno do que no professor, já que o ensino começa e se constrói com as ideias que os alunos possuem, ou seja, seus conhecimentos prévios. Esta pesquisa permitiu concluir que o ensino de Funções, assim como outro conteúdo qualquer, via Resolução de problemas não é tarefa fácil, mas há boas razões para prosseguir neste esforço, pois a Resolução de problemas concentra a atenção dos alunos sobre ideias e em dar sentido às mesmas, desenvolve a convicção de que eles são capazes de fazer matemática e de que a Matemática faz sentido.
Descrição: NASCIMENTO, A. G. de A. A resolução de problemas no ensino do conceito de funções no 1º ano do Ensino Médio. 2012. 57f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5896
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane Gomes de Albuquerque Nascimento.pdfAlane Gomes de Albuquerque Nascimento1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.