Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5918
Título: O papel do professor(a) na leitura e na escrita na alfabetização: 3º ano do ensino fundamental.
Autor(es): Gomes, Maria Goret Diniz
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura
Escrita
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do professor(a) na leitura e na escrita, correlacionando o pensamento dos autores referidos na fundamentação teórica com as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas em minha sala de aula. No decorrer do dia a dia em sala de aula, nos deparamos com esta questão: aluno(a) que não sabe ler nem escrever.O ato de escrever e ler são antes de tudo aprender a ler o mundo, já que o alfabetizando tem que se conscientizar da realidade em sua volta de forma crítica. Portanto, o tema escolhido para este estudo se justifica em uma preocupação em despertar nos alunos e alunas, o gosto pela leitura e escrita, abrir caminhos para que desenvolva estas competências com efetiva compreensão. A metodologia usada para o desenvolvimento desse trabalho foi realizada através de: pesquisa bibliográfica, análise e reflexão teórica, atividades desenvolvidas pelos alunos e alunas em sala de aula, bem como minha prática pedagógica considerando-a também como importante ferramenta nesse processo de construção do saber-aprender. Diante do exposto, pode-se concluir que a leitura e a escrita tem um papel muito importante na vida do aluno(a), pois permite que através do conhecimento o aluno(a)aumente a sua capacidade de compreender o mundo de forma crítica. Foi feita a pesquisa do referencial teórico de acordo com os aspectos relevantes com o tema, com os autores: Ferreiro (1996); Freire (1989), (1996); Martins (1991) e outros.
Descrição: GOMES, Maria Goret Diniz. O papel do professor(a) na leitura e na escrita na alfabetização: 3º ano do ensino fundamental. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5918
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Goret Diniz Gomes.pdfMaria Goret Diniz Gomes 3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.