Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5921
Título: Práticas pedagógicas dinâmicas e interativas: análise das contribuições das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e de outros meios didático-pedagógicos
Autor(es): Araujo, José Jandui Costa de
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Práticas pedagógicas
Processo ensino-aprendizagem
Formação continuada
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: Este estudo trata da contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a prática pedagógica dos professores, visando ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Tem como ponto de partida o reconhecimento de que os atuais educandos pertencem a uma geração chamada de “nativos digitais”, ou seja, a geração daqueles que nasceram, cresceram e conviveram com as tecnologias digitais, exercendo sobre aqueles forte influência cotidianamente. Com base nestas questões, buscou-se, através deste trabalho, analisar a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e outros recursos didáticos atrelados às Tecnologias Educacionais e às práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da sala de aula, evidenciando-se, ainda, os aspectos didático-pedagógicos que permitem a construção de aulas mais dinâmicas e interativas e, portanto, mais atraentes para os educandos daquela geração. Tais tecnologias potencializam a aprendizagem no ambiente escolar. Pretende-se, com isto, contribuir para a construção de uma sociedade de aprendentes capazes de alcançar o conhecimento significativo a fim garantir a habilidade de enfrentar com eficácia situações problemas no seu mundo real. Assim, utilizando-se de procedimentos da abordagem qualitativa, sedimentou-se este estudo através de uma pesquisa bibliográfica e da análise crítica das experimentações que venho desenvolvendo em minha prática pedagógica ao longo de mais de duas décadas de atuação na educação. Estas reflexões permitiram revisitar, à luz do exercício teórico-prático, o papel do professor frente à necessidade de saber fazer uso da tecnológica, prontamente a sua disposição, de forma equilibrada e como ferramenta na busca da construção do saber.
Descrição: ARAUJO, José Jandui Costa de. Práticas pedagógicas dinâmicas e interativas: análise das contribuições das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e de outros meios didático-pedagógicos. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5921
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jandui Costa de Araujo.pdfJosé Jandui Costa de Araujo 832.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.