Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFalcão, Helenise Helena Furtado-
dc.date.accessioned2014-11-05T13:33:57Z-
dc.date.available2014-11-05T13:33:57Z-
dc.date.issued2014-11-05-
dc.identifier.issnCDD 371.201 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5971-
dc.descriptionFALCÃO, Helenise Helena Furtado. O cotidiano escolar na visão do coordenador pedagógico. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar o cotidiano escolar na visão do coordenador pedagógico.Definimos como campo empírico três escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, sendo duas escolas do Pré ao 5º ano e umaescola do 6º ao 9º ano, todas da cidade deCuité-PB. Participaram da pesquisa três coordenadoras pedagógicas.Utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois ela pode ser planejada ou acontecer espontaneamente, sempre voltada para o olhar das entrevistadas ante aos questionários propostos, o cotidiano escolar, suas vivências no trabalho que desenvolvem.Utilizamos,ainda, pesquisa bibliográfica.As informações colhidas na abordagem qualitativa foram analisadas de acordo com o roteiro aplicado. A pesquisa nos permitiu compreender como Coordenadoras Pedagógicas que trabalham na Rede Municipal de Ensino de Cuité atuam de forma a tornar possível uma mudança que leva à melhoria da qualidade das escolas.Sendo assim, investigamos a seguinte questão:Qual o papel das Coordenadoras Pedagógicas frente à função articuladora do processo ensino e aprendizagem, diante do trabalho pedagógico desempenhado pelos docentes, em três das trinta Escolas Municipais?Os procedimentos metodológicos tiveram as seguintes etapas: realizamos uma revisão bibliográfica de autores que abordam a atuação da coordenação pedagógica. Em seguida, aplicamos um questionário com as coordenadoras pedagógicas.Por fim, apresentamos a análise dos dados da pesquisa.Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pelas coordenadoras pedagógicas nas escolas contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores, caracterizando dessa forma em formação, contribuindo para a melhoria do ensino – aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Divanira de Lima Arcoverdept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO cotidiano escolar na visão do coordenador pedagógicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helenise Helena Furtado Falcão.pdfPDF - Helenise Helena Furtado Falcão417.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.