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dc.contributor.authorSilva, Ana Lúcia Alves da-
dc.date.accessioned2014-11-05T15:50:36Z-
dc.date.available2014-11-05T15:50:36Z-
dc.date.issued2014-11-05-
dc.identifier.issnCDD 371.26-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5982-
dc.descriptionSILVA, Ana Lúcia Alves da. Avaliação escolar: quais as dificuldades apresentadas pelos professores?. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza quantitativa, através da qual se procurou identificar quais concepções pedagógicas conduzem a prática avaliativa no processo de ensino e de aprendizagem numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Itaporanga, Estado da Paraíba. Ao longo da referida pesquisa mostrou-se que é fundamental que a avaliação da aprendizagem deixe de ser concebida como um processo de classificação, de seleção e de exclusão social. A avaliação oportuniza uma reflexão sobre o que é verdadeiramente ensinar e educar. E, por essa razão, a avaliação é essencial ao sistema escolar. No entanto, para que a avaliação realmente cumpra o seu papel e atinja seus objetivos, é imprescindível que os educadores deixem de lado aquela prática tradicional, que leva em consideração apenas a medição da qualidade de ensino. Através da presente pesquisa pode-se concluir que a maioria dos professores entrevistados não utiliza a avaliação para impor a disciplina na sala de aula, pois entendem que a avaliação não deve ser usada como arma e sim, como instrumento de verificação da aprendizagem. A pesquisa também demonstrou que os professores entrevistados utilizam tanto a avaliação somativa quanto a formativa. No entanto, ficou demonstrado que a avaliação formativa é mais do que um simples processo de avaliação, porque transcende em muito a tarefa de aprovar ou reprovar. Ela permite que o aluno seja avaliado sob vários aspectos, que auxiliam ao professor melhor conhecer seu aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carolina Cavalcanti Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProcesso educativopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleAvaliação escolar: quais as dificuldades apresentadas pelos professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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