Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Avaci Duda-
dc.date.accessioned2014-11-05T15:59:42Z-
dc.date.available2014-11-05T15:59:42Z-
dc.date.issued2014-11-05-
dc.identifier.issnCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5985-
dc.descriptionXAVIER, Avaci Duda. O processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática da EREM Severino Farias - Surubim/PE. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta um breve estudo sobre a História da Educação Especial no Brasil e no mundo. Tendo como referencial os trabalhos de Barbosa (2006), Belair (2008), Caiado (2003), Goffman (1963), Mantoan (2007), Mazzota (1996). Em seguida, abordou-se o processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática, a formação docente, bem como a estrutura física da EREM Severino Farias – Surubim/PE. Sabemos que há alguns anos vêm sendo implementada a prática da inclusão de alunos com deficiências nas salas regulares. Neste trabalho, dialogamos com três professores de matemática que acompanharam discentes cegos durante o ensino médio. Sabe-se que a aprendizagem da referida disciplina é, para muitos, um grande desafio a ser enfrentado. Neste texto buscamos responder ao seguinte questionamento: Como ocorre o processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática? O nosso objetivo foi analisar o processo de inclusão dos DVs nas aulas de matemática da EREM Severino Farias. Para alcançarmos a resolução dessa problemática utilizamos uma abordagem metodológica do tipo qualitativa por meio de observação in-loco e entrevistas. A pesquisa foi realizada no período de março a agosto de 2014. Os resultados indicaram que um dos principais problemas enfrentados pelos docentes é a falta de formação específica para lidar com os DVs. Apesar dos limites, a referida escola tornou-se uma pioneira e consolida-se a cada dia no campo da inclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleO processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática da EREM Severino Farias - Surubim/PEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Avaci Duda Xavier.pdfPDF - Avaci Duda Xavier1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.