Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6117
Título: Interculturalidade e integração no ambiente escolar
Autor(es): Almeida, Maria Aparecida Nascimento de
Palavras-chave: Diversidade cultural
Escola
Integração
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: A presente monografia propõe uma discussão teórico-metodológica sobre questões de identidade e diversidade, conceitos que parecem contraditórios, mas apresentam uma interdependência conforme elucida Silva (2011). Assim um trabalho que se propõe a tratar da interculturalidade não pode ficar alheio a esse debate, já que se criou a ilusão, em nosso país, de que a miscigenação é a solução para resolver questões de subordinação; amparados nessas considerações, defendemos que a uniformização cultural afeta tanto as identidades tidas como subordinadas quanto às consideradas hegemônicas socialmente, pois desloca as identidades originais. Com o intuito de analisar como a instituição escola e os profissionais da educação podem assumir uma identidade intercultural, nos propomos a uma investigação epistemológica, de cunho antropológico e sociológico, guiada por Louro (1997) e Nascimento (2005), a fim de discutir quem é esse sujeito pós-moderno, a partir das considerações de Hall (2006), e como ele convive com a diversidade cultural que o circunda, analisando as perspectivas e documentos educacionais que orientam para o trato da pluralidade cultural. Para tanto, relatamos e analisamos as experiências proporcionadas pelos projetos pedagógicos Da Cultura Erudita à Cultura Popular e Lei 11.645/08 Fazer Valer, Basta Querer! Desenvolvidos nos anos letivos 2012 e 2013 respectivamente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Antônio de Aquino, situada na cidade de Mulungu/PB. Por fim, constatando que a identidade não é adotada como forma de autoafirmação, mas de desqualificação de determinados grupos sociais, o que faz com que haja uma negação do pertencimento étnico racial e uma defesa da miscigenação em nome de uma aceitação e possível ascensão social. Dessa forma, faz-se urgente uma intervenção no âmbito educacional a fim de propiciar o oferecimento de educação de qualidade guiada por uma pedagogia com a diversidade.
Descrição: ALMEIDA, Maria Aparecida Nascimento de. Interculturalidade e integração no ambiente escolar. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6117
ISSN: CDD 370.117
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Nascimento de Almeida.pdfPDF - Maria Aparecida Nascimento de Almeida1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.