Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6120
Título: O papel do professor no processos formativos da leitura e escrita no mundo contemporâneo
Autor(es): Sarmento, Maria das Graças
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Perfil do professor
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: A sociedade contemporânea estabelece múltiplas e diferenciadas exigências para que o indivíduo possa integrar-se socialmente na chamada sociedade letrada e, sem sombra de dúvidas, os processos de leitura e escrita são os mais determinantes, pois na chamada sociedade do conhecimento é necessário que o indivíduo possua a capacidade de interpretar e de compreender os diferentes símbolos e códigos. A leitura e a escrita são processos amplos que envolvem habilidades e conceitos adquiridos por meio de diversas experiências e práticas do desenvolvimento psicomotor dos sujeitos, e estes princípios são verdadeiramente construídos no âmbito escolar, espaço de troca de conhecimentos e de desenvolvimento de competências e habilidades. Integrados a estas novas exigências surgem também os professores, que estão sendo, muitas vezes, negligenciados e desamparados no processo educacional. Diante disso, questiona-se de que forma o professor pode colaborar efetivamente com a formação intelectual e cidadã do aluno, despertando a curiosidade, o interesse e a compreensão no sentido de estabelecer sentido entre o conhecimento adquirido e a vida. Partindo dessas inquietações, este trabalho visa discutir o perfil do professor do século XXI e sua relação com a escola, destacando as principais dificuldades de lidar com essas novas exigências e de como redimensionar sua prática pedagógica para um ensino mais significativo. Esta pesquisa de caráter bibliográfico e de campo está respaldada no estudo da UNESCO (2004) intitulada de O perfil do professor brasileiro: o que fazem o que pensam, o que almejam, englobando as diferentes visões que são compreendidas e elencadas ao decorrer do seu processo de atuação e compreensão, respalda-se, ainda, nas reflexões de Maria (2008), Carvalho (2008), Yunes (2007), Jouve (2002), Ricci (1999), Kato (2007), teóricos que refletem sobre ser professor e orientam sobre o ensino de leitura e escrita. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de se repensar um novo perfil do professor e as novas formas de ensinar e aprender na contemporaneidade.
Descrição: SARMENTO, Maria das Graças. O papel do professor nos processos formativos da leitura e escrita no mundo contemporâneo. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6120
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças Sarmento.pdfPDF - Maria das Graças Sarmento849.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.