Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6170
Título: Nas “trincheiras” da memória: um diálogo sobre o papel do arquivista para a preservação da memória no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC)
Autor(es): Ferreira, Angélica Barreto
Palavras-chave: Arquivista
Memória
Núcleo de Arte Contemporânea
Data do documento: 13-Nov-2014
Resumo: O Arquivista tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, bem como tem se firmado mediante suas competências apreendidas no meio acadêmico. Este profissional tem acrescentado ao seu perfil profissional não apenas técnicas, mas também o gerir, destacando as competências técnicas e intelectuais. Deste modo, este tem se feito presente nas Instituições de caráter público e privado, buscando não somente contribuir para a facilidade nas atividades informacionais rotineiras, como também contribuir para a conservação e a preservação da memória institucional, histórica ou cultural. A presença do profissional da Arquivologia no NAC possibilitou a percepção da relevância do Núcleo para a Paraíba e para o movimento artístico revelado em cada documento. Diante disto, trata-se de uma pesquisa empírica, com o objetivo de expor a importância do papel do profissional arquivista na instituição como profissional da informação competente para auxiliar na promoção da acessibilidade, recuperação da informação, preservação e conservação visando o mantimento e perpetuação de uma memória, quer seja histórica, cultural, institucional. Os dados foram coletados através de entrevistas, diário de bordo, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, dentre outras necessárias a esta. Como resultado foi percebido que o NAC não se coloca como apenas um Núcleo, mas sim como um Núcleo pioneiro na arte contemporânea e conceitual na Paraíba, que carrega consegue o legado de um movimento cultural o qual teve a oportunidade de passar por este, grandes nomes da arte e com a presença do arquivista por meio do projeto possibilitou ao NAC acordar do sono profundo o qual se encontrava. Logo reafirma-se, que o NAC passa por um processo de reestabelecimento e de reconhecimento quando á memória histórica, cultural e coletiva que resguarda mediante as várias tipologias documentais pertencentes ao seu acervo.
Descrição: FERREIRA, A. B. Nas “trincheiras” da memória: um diálogo sobre o papel do arquivista para a preservação da memória no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC). 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6170
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Barreto Ferreira.pdfAngélica Barreto Ferreira2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.