Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6189
Título: Análise da assistência judiciária e da necessidade de comprovação de hipossuficiência financeira para obtenção do benefício da justiça gratuita
Autor(es): Cavalcanti, Márcio Sarmento
Palavras-chave: Direito Constitucional
Acesso à justiça
Lei 1060/50
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: No Estado Democrático de Direito, no qual a democracia se caracteriza numa sociedade livre, justa e solidária, ao Poder Judiciário é incumbida a missão de interpretar e complementar as normas confeccionadas pelo Poder Legislativo, adaptando-as ao caso concreto, motivo pelo qual surgem esforços no sentido de promover um acesso à justiça efetivo, seja através da prestação de serviços jurídicos pelo Estado ou pela isenção de custas processuais e honorários advocatícios aos mais carentes, o que caracteriza os benefícios da assistência judiciária. O presente trabalho tem como objeto o atual sistema de assistência judiciária no Brasil, à luz do que dispõe a Lei Federal 1060/50, a qual foi recepcionada integralmente pela Constituição Federal de 1988, o que representa um reforço das instituições democráticas. Diante das interpretações divergentes dadas à lei de assistência judiciária no tocante aos critérios para a concessão do benefício da justiça gratuita é que surgiu a problemática do presente trabalho: deve o julgador exigir a comprovação da hipossuficiência financeira para a concessão da assistência judiciária? Diante de tal indagação, foram traçados os objetivos do presente trabalho, quais sejam, analisar a evolução do movimento de acesso à justiça; confrontar o sistema de assistência judiciária do Brasil com o sistema em vigor na França; identificar como vem sendo aplicada a legislação inerente ao tema em casos concretos; e, apontar as máculas oriundas da má interpretação da legislação em comento. Como metodologia, foram utilizados os métodos bibliográficos e analíticodescritivo. A importância do tema é latente se observado o óbice ao acesso à justiça causado pela exigência de comprovação de hipossuficiência financeira para a concessão dos benefícios da assistência judiciária, o que tem sido feito ao completo arrepio da lei e em clara dissonância com os princípios constitucionais e processuais que regem a matéria, restando possível concluir que a concessão da assistência judiciária prescinde de prova.
Descrição: CAVALCANTI, Márcio Sarmento. Análise da assistência judiciária e da necessidade de comprovação de hipossuficiência financeira para obtenção do benefício da justiça gratuita. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6189
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Sarmento Cavalcanti.pdfMárcio Sarmento Cavalcanti729.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.