Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6211
Título: As causas da evasão escolar em turmas de educação de jovens e adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira Areia-PB
Autor(es): Santos, Vanderleia dos
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Prática pedagógica
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: A evasão escolar em qualquer nível de ensino é um desafio para os profissionais da educação e se constitui em uma problemática enfrentada por todo o nosso sistema de ensino brasileiro. Números da evasão no Brasil mostram que a todo ano milhares de crianças, adolescentes e adultos deixam as salas de aulas pelos mais diversos motivos. O presente trabalho monográfico pretende refletir sobre a evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Carlota Barreira”, localizada no município de Areia-PB, especificamente no ensino Fundamental II (que compreende 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries) tendo como espaço temporal os semestres dos anos 2013.1, 2013.2 e 2014.1. Objetivando identificar as diferentes visões que professores e alunos possuem acerca da referida temática, foi elaborado um questionário para entrevistas com os sujeitos, pesquisas in Loco, pesquisas documentais, dentre outros processos metodológicos para a efetiva realização da presente pesquisa. É neste contexto que o trabalho de conclusão do Curso de Pós-graduação em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, que propomos responder o seguinte questionamento: quais as visões que os professores e alunos têm acerca da significativa evasão escolar na E.E.E.F.M. “Carlota Barreira”? Também é nosso objetivo demonstrar numericamente qual o percentual de alunos que já deixaram a escola nessa modalidade e verificar se a escola desenvolve alguma ação pedagógica para o combate e prevenção da evasão escolar na EJA. A pesquisa está embasada nos estudos desenvolvidos por Cavalcante (2005), Freire (1996), Libâneo (1994), Oliveira (2004), dentre outros pesquisadores. A análise demonstrou que, apesar do fenômeno pesquisado - evasão escolar- se apresentar como uma problemática a ser enfrentada por todos envolvidos na Educação, ainda é encarado como uma questão individual de cada indivíduo; ou seja, os discursos proferidos pelos professores responsabilizam na maior parte das vezes a falta de interesse e a realidade dos alunos trabalhadores da EJA.
Descrição: SANTOS, Vanderleia dos. As causas da evasão escolar em turmas de educação de jovens e adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira Areia-PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6211
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderleia dos Santos.pdfPDF - Vanderleia dos Santos916.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.