Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6234
Título: Além dos muros e grades da prisão: um diagnóstico do arquivo da Penitenciária Flósculo da Nóbrega
Autor(es): Alves, Edezilda Regina Sales
Palavras-chave: Arquivo de prisão
Diagnóstico de arquivo
Gestão de arquivos
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um diagnóstico do Arquivo da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, situada em João Pessoa, capital paraibana. Para o alcance de nosso objetivo, inicialmente, propusemo-nos a fazer uma reflexão sobre a situação do cárcere no Brasil e, em especial, na Paraíba. Em seguida, buscamos discorrer sobre os conceitos de Arquivo sob a ótica de diversos autores, como Rousseau e Couture (1998), Delmas (2010), Schellenberg (2006) e Lopes (2009), os quais serviram de aporte teórico para a compreensão da noção de arquivo, bem como da importância dos arquivos para a sociedade e para a instituição pesquisada. O estudo em questão expõe um levantamento de dados que foi realizado através de um Diagnóstico no Arquivo da Penitenciária acima referida, a partir da aplicação do Questionário do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). O resultado da pesquisa revela a situação em que se encontra o arquivo dessa Penitenciária, ao mesmo tempo em que aponta a necessidade de se fazer um trabalho de gestão arquivística para que a memória dessa parcela da sociedade, que se encontra em cárcere privado, não seja esquecida, mas sim preservada, tornando-se, inclusive, acessível ao usuário que sobre ela necessite obter conhecimentos. Para isso, é imprescindível a contratação de profissionais de Arquivologia competentes e capacitados para organizar a massa documental acumulada naquele arquivo e também disponibilizá-la de forma eficaz.
Descrição: ALVES, E. R. S. Além dos muros e grades da prisão: um diagnóstico do arquivo da Penitenciária Flósculo da Nóbrega. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6234
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edezilda Regina Sales Alves.pdfEdezilda Regina Sales Alves1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.