Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6288
Título: Consciência Ambiental no Assentamento Jacú, Município de Pombal-PB
Autor(es): Araújo, Maria do Socorro Calado de
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Biodiversidade
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta a Educação Ambiental (EA) no Assentamento Jacu, município de Pombal, Estado da Paraíba, tendo como objetivo geral analisar os princípios e a conscientização ambiental como seguimento MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, baseada na análise de livros, artigos e entrevistas, procurou-se observar o que vem sendo feito em termos de Educação Ambiental no assentamento; analisamos vários fatores, como preservação da natureza, manutenção da biodiversidade local, conscientização ecológica dos assentados e as noções de sustentabilidade. Os dados coletados foram feitos por meio da pesquisa participante, que é realizada por intermédio da integração entre os pesquisadores e o grupo pesquisado, com a finalidade de obter conhecimentos sobre a comunidade objeto de nosso interesse e estudo. As práticas e conceitos da educação ambiental possibilitaram no final da presente pesquisa o engajamento dos envolvidos no que diz respeito às questões sociais e ambientais de forma a propiciar a reflexão, além de planejar ações da comunidade quanto às novas condutas que permitiram aos assentados desfrutarem de melhoria na qualidade de vida local. Podemos revelar que a questão ambiental é uma preocupação de todos, evitando práticas que agridam de alguma forma o meio ambiente, despertado para as preocupações ambientais, promovendo uma modificação nos valores e atitudes, propiciando a construção de habilidades e mecanismos necessários à sustentabilidade ambiental. A educação ambiental propicia a reflexão do ser humano sobre o meio ambiente e objetiva esclarecer as formas como as pessoas se relacionam entre si e com a natureza.
Descrição: ARAUJO, M. R. C. de. Consciência Ambiental no Assentamento Jacú, Município de Pombal-PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6288
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Rosario Calado de Araujo.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.