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dc.contributor.authorSilva, Jairo Galdino da-
dc.date.accessioned2014-11-21T17:52:28Z-
dc.date.available2014-11-21T17:52:28Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.issnCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6314-
dc.descriptionSILVA, Jairo Galdino da. Estudos culturais e educação: a identidade profissional do professor de língua portuguesa na contemporaneidade. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractTomando por base a questão da identidade pós-moderna que se encontra fragmentada, descentrada e contraditória, de acordo com Hall (2006), o presente estudo tem como objetivo analisar, de que modo foi construída/se constrói a identidade profissional do professor de língua portuguesa que atua na escola básica, na contemporaneidade. Tratou-se de uma investigação que se inscreveu no paradigma da pesquisa qualitativa, empregando como eixo metodológico o método autobiográfico – relatos construídos por 05 professores e 10 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon Nelson Dantas em Cuitegí/PB. O estudo apoiou-se teoricamente nos Estudos Culturais, mais precisamente pressupostos de Hall (2006), Bauman (1987), Silva (2011), Woodward (2011) sobre identidade cultural e diferença e nos Estudos Pedagógicos sobre identidade profissional e práticas escolares de SILVA (2004), CASTELLS (1999), BRZEZINSKI (2002), DUBAR (1997) e os saberes docentes TARDIF (2002), GAUTHEIR (1998) e outros. Os dados produzidos pelo estudo revelam que alguns professores ingressaram no magistério motivado por diferentes fatores. Para uns, de ordem pessoal e material e outros ingressaram na carreira docente por motivos subjetivos. No geral, não construíam um perfil identitário para, a partir deste, se inserir no magistério. A maioria oscila entre a antiga identidade de professor, o transmissor de conteúdos e as novas identidades docentes, a de facilitador, parceiro, construtor do conhecimento, um retrato da crise de identidade. Mas se mostram preocupado com a ressignificação do seu desenvolvimento profissional e valorizam os saberes construídos e reconstruídos no decorrer do processo de formação inicial e continuada. Já os alunos, vêem o professor de português como aquele que domina a gramática e os ensina a falar e escrever bem, enfim, um transmissor das regras gramaticais, ainda uma identidade fixa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleEstudos culturais e educação: a identidade profissional do professor de língua portuguesa na contemporaneidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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