Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Enia Ramalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T11:42:53Z | - |
dc.date.available | 2014-11-25T11:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6326 | - |
dc.description | SANTOS, Enia Ramalho dos. Letramento literário: desmistificando o fastidioso. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma reflexão sobre a prática do ensino de literatura na escola, tendo em vista discutir a importância desse ensino sob o prisma do letramento literário, refletindo sobre o seu objeto de estudo, bem como propor possíveis caminhos para uma prática docente com vistas à formação de leitores literários. Assim, julgou-se viável a descrição de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Médio João Silveira Guimarães, na turma do 2º ano A, com o intuito de promover ações pedagógicas alternativas baseadas na sequência básica do letramento literário cujo intuito é desmistificar o conceito de que o estudo da literatura é um elemento fastidioso para o aluno. Para tanto, este trabalho se propõe a expor os métodos e os resultados da realização dessa pesquisa, levando em consideração a importância da literatura na vida do estudante, desenvolvendo um novo conceito acerca desse ensino, uma vez que se entende a literatura como uma produção artística que possibilita ao ser humano uma ponderação de seus próprios conhecimentos, tornando-o um ser mais sociável e humanizado. Dada essa conotação, a escola tem o papel fundamental de tornar possível ao aluno um ensino que tenha por objetivo principal o letramento literário, o qual se refere à formação de um leitor proficiente e ativo. Diante disso, apresenta-se neste estudo, uma proposta para o ensino de literatura numa perspectiva de melhoria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ariane Kercia Benício de Sá Barreto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Letramento literário: desmistificando o fastidioso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Enia Ramalho dos Santos.pdf | PDF - Enia Ramalho dos Santos | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.