Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6333
Título: Atividades físicas como prevenção em sedentarismo e obesidade em adolescentes na escola pública
Autor(es): Araújo, Zamenhoff Leal Ricardo de
Palavras-chave: Obesidade
Sedentarismo
Atividade física
Emagrecimento
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: Na sociedade moderna em que vivemos, a obesidade, as doenças cardiovasculares e as doenças metabólicas não são exclusividade somente da população adulta, estas doenças estão surgindo precocemente, acometendo de forma preocupante também crianças e adolescentes. Este artigo teve como o objetivo principal, orientar os alunos das séries finais do ensino fundamental para um estilo de vida mais saudável através de hábitos, alimentares adequados e atividades físicas, visando melhorar o nível de sedentarismo e prevenção da obesidade. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa através de uma pesquisa de verificação, utilizando a intervenção pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental e médio da rede estadual da cidade de Boqueirão – PB, no período de março a maio de dois mil e catorze. Amostra foi composta por seis alunos do oitavo e nono ano, de ambos os gêneros com faixa etária entre treze e quinze anos. Os resultados apontam que antes da intervenção pedagógica, a maioria dos educandos estava com sobrepeso ou obesos, devido à alta de ingestão de calorias e falta de atividades físicas, e que após a intervenção, conseguiram reduzir o peso. Concluindo-se, portanto, que a redução de ingestão calórica, associada aos exercícios físicos, são fundamentais na prevenção e combate à obesidade.
Descrição: ARAÚJO, Zamenhoff Leal Ricardo de. Atividades físicas como prevenção em sedentarismo e obesidade em adolescentes na escola pública. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6333
ISSN: CDD 613.7
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zamenhoff Leal Ricardo de Araújo.pdfPDF - Zamenhoff Leal Ricardo de Araújo1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.