Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6342
Título: O Museu de História Natural da UEPB: caracterização e importância para o ensino de Biologia na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Mendes, Diego Leal
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Acervo museológico
Museu de História Natural
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o museu de história natural da UEPB (MHN – UEPB) e mostrar sua importância do ponto de vista educativo. Na parte de educação, foi enfatizada a disciplina de biologia, através de uma análise comparativa com o trabalho realizado pela autora Martha Marandino. Um questionário foi realizado com alunos do Colégio Motiva, a respeito do Museu de História Natural, durante uma visita itinerante, na sede do colégio; também foi realizada uma entrevista com o fundador do museu a respeito de aspectos relevantes do local: como eram o tratamento dado as peças do acervo, as possíveis melhorias que poderiam ser feitas no MHN, o que havia de mais interessante para os visitantes conhecerem, entre outros questionamentos. Foi constatado que os visitantes consideraram satisfatórios a sua visita ao museu, bem como importante a relação do museu com a universidade; em relação ao fundador, o mesmo considerou que deveria se ter um apoio operacional maior da UEPB para o pleno funcionamento do museu. Também foi mostrado, na entrevista, que o museu é multidisciplinar, e importante para a transmissão de conhecimentos, bem como para a pesquisa e manutenção do acervo arqueológico, paleontológico, espeleológico, geológico, faunístico e florístico (esses dois últimos em relação ao bioma da caatinga) da região de Campina Grande e regiões circunvizinhas.
Descrição: MENDES, D. L. O Museu de História Natural da UEPB: caracterização e importância para o ensino de Biologia na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6342
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Leal Mendes.pdfDiego Leal Mendes1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.