Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6347
Título: Laboratório de Matemática: Contribuições para o Ensino Médio a partir das licenciaturas em Campina Grande
Autor(es): Almeida, Melânia Bulcão
Palavras-chave: Laboratório de Matemática
Material didático
Ensino de Matemática
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os Laboratórios de Ensino de Matemática das instituições públicas de Ensino Superior da cidade de Campina Grande e de uma instituição da rede Estadual de Educação Básica da mesma cidade, quanto ao uso de materiais destinados ao Ensino Médio de Matemática; tendo em vista que o LEM, associado ao uso de materiais didáticos, constitui um importante aliado da escola, contribuindo com processo de ensinoaprendizagem, conforme apontam Lorenzato (2006b), Rêgo e Rêgo (2006) e Passos (2006). Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo visitando os espaços supracitados e analisamos qualitativamente os dados obtidos, levando em conta desde os aspectos físicos até os materiais ofertados pelos Laboratórios. Destacamos como aspectos positivos que todos apresentam uma preocupação em ofertar materiais didáticos de apoio ao ensino médio de Matemática, ainda que não seja uma oferta predominante; disponibilizam, de modo geral, materiais de boa qualidade; ofertam espaços agradáveis e organizados e também se preocupam em estimular a produção de materiais confeccionados pelos próprios alunos. Como aspectos negativos, ressaltamos a falta de incentivo e apoio nas implantações destes espaços em algumas instituições; a falta de interesse dos poderes públicos em disponibilizar materiais de apoio para estes ambientes e a falta de materiais descritivos sobre os recursos oferecidos pelos LEM’s, uma vez que nem todos os professores sabem como utilizar todos os materiais disponíveis e alguns podem deixar de ser utilizados por pura ignorância.
Descrição: ALMEIDA, M. B. Laboratório de Matemática: Contribuições para o Ensino Médio a partir das licenciaturas em Campina Grande. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6347
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melânia Bulcão Almeida.PDFMelânia Bulcão Almeida4.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.