Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6349
Título: O jogo didático na avaliação da aprendizagem dos conteúdos de Ciências: Relato de experiência didática
Autor(es): Mota, Viviane Patrício Lucena
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Ensino - Aprendizagem
Jogo didático
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Muitas práticas de ensino, ainda hoje, são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa. Sugere-se que o professor deva rever a utilização de propostas pedagógicas passando a adotar em sua prática aquelas que atuem nos processos mentais da aprendizagem. Diante disso, este trabalho visa avaliar a aprendizagem dos estudantes de uma escola pública da zona urbana na disciplina de Ciências, de forma comparativa, antes e após a utilização de uma estratégia pouco utilizada nas salas de aula, utilizando como ferramenta o jogo didático. A pesquisa foi desenvolvida no município de Massaranduba - PB, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Dias Correia, localizada na Rua Joaquim Zeca, 86 – Bairro Centro. Os estudantes envolvidos na pesquisa foram do 8º ano do ensino fundamental dos turnos da manhã e da tarde totalizando um número de 65 estudantes. Este trabalho permitiu observar que as aulas realizadas com a utilização de metodologias diferenciadas proporcionam uma mudança no comportamento do estudante diante do ensino-aprendizagem de determinados conteúdos buscando a aprendizagem e construção do conhecido do mesmo.
Descrição: MOTA, V. P. L. O jogo didático na avaliação da aprendizagem dos conteúdos de Ciências: Relato de experiência didática. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6349
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Patrício Lucena Mota.pdfViviane Patrício Lucena Mota1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.