Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6351
Título: O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios
Autor(es): Ramos, Emília Manuela Pessôa de Melo
Palavras-chave: Educação Física escolar
Currículo escolar
Educação
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão a partir de um estudo bibliográfico que tem como objetivo analisar e discutir algumas das interfases do cotidiano escolar com relação ao contexto em que o professor de Educação Física e seus alunos baseado no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa, com vistas uma educação de qualidade; sendo a Educação Física escolar vista como componente curricular, fazendo parte dos planejamentos, oportunizando diferentes conteúdos como: esporte, luta, ginastica, dança, jogo, entre outros. Percebeu-se a preocupação com a formação do professor, com a prática pedagógica, à luz de uma abordagem teórica-metodológica, preocupada com a cultura corporal, tendo como foco o aluno, tratando os conteúdos da Educação Física com base na proposta pedagógica da escola, em todos os níveis de ensino, tendo em vista um fazer pedagógico sistemático e em processo educativo continuo e dialógico, atribuindo aos atos de planejar, realizar e avaliar, com pressupostos inerentes a uma educação de qualidade democrática, inclusiva e participativa. Ademais, entende-se que uma atitude investigativa poderá contribuir para construção do conhecimento e uma pratica reflexiva. A contribuição do estudo é de sensibilizar os profissionais da área, de que na verdade, a educação física escolar pode atuar no sentido de fazer com que ela não seja considerada com uma simples atividade de quadra esportiva mas que em conjunto com os demais componentes curriculares, atribuam para a formação global do aluno, o qual é visto como sujeito sócio histórico, crítico e participativo.
Descrição: RAMOS, E. M. P. de M. O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6351
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emília Manuela Pessôa de Melo Ramos.pdfEmília Manuela Pessôa de Melo Ramos202.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.