Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6352
Título: A importância do conhecimento matemático ensinado na escola aplicado ao cotidiano
Autor(es): Teófilo, Roberta de Fátima de Lima
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino-aprendizagem
Cotidiano escolar
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho visa explicitar como os alunos podem utilizar situações de seu cotidiano como ferramenta na construção do conhecimento matemático escolar, trata-se de um estudo a respeito da matemática escolar que muitas vezes não é mostrada como atrativa para o aluno. A base teórica se sustenta em estudos que tratam da aprendizagem matemática de maneira que estabeleça um vínculo entre a escola e o dia a dia do aluno. A referida pesquisa foi baseada em aplicação de um questionário constituído por 6 questões semiabertas, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2013, a alunos do 6º ano do fundamental, por estarem ingressando a uma realidade mais ampla e até então desconhecida, e numa turma de alunos do 1° ano EJA por serem pessoas com certa carga de experiência de vida, ambos de escola pública. As informações adquiridas através do levantamento de dados foram analisadas e relacionadas com opiniões expressas por alguns autores como Ponte; Skovsmose, D’Ambrosio e Thomaz. Tais respostas passaram por uma analise individual e coletiva. Desse modo, a partir dos resultados obtidos e das falas dos alunos conclui-se que tais resultados apontam que os alunos entendem que a matemática tem grande importância para a vida não só escolar mais como também na vida social e cultural, deixando para traz a pouca relevância e a indiferença antes existente pela matemática trazida na experiência escolar deles, fazendo assim com que desperte o interesse pela descoberta e a criatividade na vida desses alunos. Tais resultados sugerem a necessidade de uma maior utilização de aulas dinâmicas associadas a situações vivenciadas diariamente por os alunos, assim se comprovando a importância do ensino da Matemática associada ao cotidiano.
Descrição: TEÓFILO, R. de F. de L. A importância do conhecimento matemático ensinado na escola aplicado ao cotidiano. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6352
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta de Fátima de Lima Teófilo.pdfRoberta de Fátima de Lima Teófilo633.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.