Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6355
Título: A memória revelada: preservação do acervo fotográfico dos Quilombolas da Paraíba
Autor(es): Rocha, Rosa Maria Nogueira
Palavras-chave: Preservação de documentos
Acervo fotográfico
Quilombolas da Paraíba
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: Este trabalho visou discutir as noções de preservação e conservação de documentos fotográficos, utilizando-se da obra do fotógrafo italiano Alberto Banal como campo de investigação. O acervo é composto por mais de 30 mil fotos que trata da história recente dos remanescentes de quilombos na Paraíba. Pretende-se nesta pesquisa, analisar o modo de arquivamento do material fotográfico e, a partir da observação direta, propor alternativas metodológicas para preservação e conservação. Sabe-se que, assim como, a antiga história registrada pela fotografia merece atenção da arquivística, a história recente também precisa desse cuidado, principalmente, no caso específico deste fotógrafo, que luta para garantias de direitos sociais e melhoria de vida de um segmento da população que aguarda por políticas públicas. A tarefa parece ainda mais significativa para o campo da arquivologia devido a sua vocação social. O trabalho teve como método de investigação: a observação direta do material e as condições de produção do mesmo. Para tanto, do ponto de vista teórico utilizamos: Cassares (2000), Henrique (2010), Mustardo e Kennedy (2001), Pavão (2002), Cabral (2002). Como se trata de um acervo que tem um recorte temático, fez-se uma breve recuperação do assunto Quilombolas na Paraíba. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de um plano de ação, visando à preservação dessa documentação fotográfica.
Descrição: ROCHA, R. M. N. A memória revelada: preservação do acervo fotográfico dos Quilombolas da Paraíba. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6355
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa Maria Nogueira Rocha.pdfRosa Maria Nogueira Rocha2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.