Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6363
Título: Brasil no BRIC: política externa brasileira no período 2003-2010
Autor(es): Silva, Mikaely de Melo
Palavras-chave: Política externa
BRIC
Brasil
Rússia
Índia
China
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: A política externa brasileira entre o período dos anos de 2003 a 2010 caracterizou-se pela valorização das práticas de cooperação, seguindo a nova agenda internacional, que trouxe consigo a necessidade de criação de fóruns de debates com temas relevantes como desenvolvimento sustentável, alternativas para crises financeiras recorrentes, entre outros assuntos pertinentes na atual conjuntura do cenário internacional. Neste sentido o BRIC (grupo de países emergentes Brasil, Rússia, Índia e China) surgiu como uma alternativa de cooperação político-econômica no sistema internacional atual. Este trabalho propõe analisar a importância deste grupo para o Brasil. Para tanto foi utilizado uma metodologia quantitativa através de levantamento bibliográfico sobre a estratégia de política externa brasileira entre 2003 a 2010 para que pudéssemos entender a relação do Brasil com o mundo, seu poder de influência no âmbito regional e sua projeção a nível internacional a ponto de estar incluído no grupo BRIC. A hipótese aqui levantada considera que o Brasil ao estreitar as relações com estes países, abriu o leque de possibilidades de cooperação política e econômica, contribuindo para o processo de inserção internacional do estado brasileiro. Através destas iniciativas foi possível ao Brasil estar presente em diversos mecanismos inter-regionais de cooperação políticoeconômica, dentre estes, o BRIC que tem sido um trampolim para alavancar os interesses políticos e econômicos traçados pelo governo brasileiro.
Descrição: SILVA, M. de M. Brasil no BRIC: política externa brasileira no período 2003-2010. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6363
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaely de Melo Silva.pdfMikaely de Melo Silva664.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.