Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/637
Título: Aspectos fisiológicos de Jatropha curcas L. submetidas a estresse salino
Autor(es): Silva, Gisele Martins Rodrigues da
Palavras-chave: Jatropha curcas L.
Pinhão manso
Botânica
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O Pinhão manso pertencente à família das Euforbiáceas é uma planta rústica, de crescimento rápido, baixo custo de implantação e manutenção, alta produção e não exige grandes volumes de chuva para produzir, além de ser uma planta perene. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os aspectos fisiológicos, após poda, do pinhão manso (Jatropha curcas) irrigadas com água salina, através de aplicações de diferentes níveis de salinidade. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, na área agrícola pertencente ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Lagoa Seca, PB. Os tratamentos foram dispostos em delineamento de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas no espaço, com 5 tratamentos e 3 repetições, totalizando 15 parcelas experimentais. Cada parcela contendo 18 plantas (9 x 7,5/m) teve uma área total de 67,5/m2 e uma área útil de 15,0/m2 com 4 plantas úteis. Foi realizada uma avaliação das variáveis: fluorescência inicial (Fo), fluorescência variável (Fv), fluorescência máxima (Fm), eficiência do fotossistema II (relação Fv/Fm), transpiração „E’, a condutância estomática „gs’ a taxa de fotossíntese líquida foliar ‘A’, concentração do CO2, eficiência intrínseca do uso da água (A/gs) e eficiência instantânea do uso da água (A/E). Este estudo permitiu concluir que a concentração de sal apresentou efeito significativo sobre os parâmetros de capacidade fotossintética e de trocas gasosas do J. curcas L.
Descrição: SILVA, G. M. R. da. Aspectos fisiológicos de Jatropha curcas L. submetidas a estresse salino. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/637
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisele Martins Rodrigues da Silva.pdfGisele Martins Rodrigues da Silva760.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.