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dc.contributor.authorSilva, Allisson Batista da-
dc.date.accessioned2014-12-04T17:38:02Z-
dc.date.available2014-12-04T17:38:02Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.issnCDD 305-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6371-
dc.descriptionSILVA, Allisson Batista da. A relação e o comportamento das tribos urbanas no contexto escolar. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractTribos urbanas são fenômenos sociais formadas por pequenos grupos sociais estruturados por indivíduos em sua maioria jovens e adolescentes, que compartilham de comportamentos e ideologias comuns, caracterizados pela procura de identidade, valorização individual, aceitação social e novas formas de expressão. O presente trabalho tem como objetivo verificar se participar de tal tribo pode contribuir para melhorar as notas e a freqüência desses alunos. O trabalho foi realizado por meio da aplicação de questionários a 22 alunos de uma escola estadual no município de Campina Grande-PB, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada. No estudo percebeu-se que 59% desses alunos costumam se reunir em grupo para estudar algum assunto abordado em sala de aula. Desses alunos apenas 36% não se relacionam com pessoas que não são roqueiros. Um ponto de destaque é a disciplina que eles mais acham interessante é a de história. Outro dado encontrado foi que as disciplinas que estes alunos mais se identificam e que faz com se crie um grande elo de ligação entre esses alunos e a disciplina foram as de filosofia e de história. Como se sabe atualmente todas as tribos possui a informática como uma forte aliada para permitir ampliar os espaços geográficos e permitir uma comunicação coletiva mais frequente. Sendo assim não seria diferente com a tribo roqueira pesquisa com o qual se constatou que 86% dos alunos pesquisados utilizam tecnologia para favorecer a comunicação quando decidem estudar determinado assunto abordado em sala de aula. Por fim, constatou-se que 5% desses alunos costumam faltar à escola por influência de determinados amigos, como também 18% enfatizam que esta influencia pode também influenciar na falta à escola. Sendo isto um fato preocupante entre os estudiosos e que deve ser estudado como forma de se criar mecanismos que evitem tal prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alex da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGrupo socialpt_BR
dc.subjectRoqueiropt_BR
dc.subjectTecnologia da comunicação e informaçãopt_BR
dc.titleA relação e o comportamento das tribos urbanas no contexto escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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