Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/640
Título: Distribuição de Hymenoptera (Formicidae) e sua relação com a vegetação de caatinga na serra de Bodocongó, Caturité- Paraíba
Autor(es): Alves, Mauricélia Macário
Palavras-chave: Formigas
Estratificação
Semiárido
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Esse estudo objetivou analisar a relação entre à riqueza de táxons de Hymenoptera (Formicidae) e a variação da diversidade vegetacional, em diferentes altitudes, na Serra de Bodocongó, no Semiárido Paraibano. O estudo foi realizado a partir da estratificação da área em diferentes altitudes (base, meio e ápice), nas quais, foram delimitadas cinco parcelas com área equivalente a 0,01ha por altitude, a fim de avaliar a composição do componente arbóreo- arbustivo em cada parcela. Dentro de cada parcela foram construídos transectos com armadilhas de interceptação e queda do tipo pitfall, preenchidas com álcool e ativas por seis dias. No total foram registrados 695 indivíduos arbóreos- arbustivos, sendo 18 famílias e 44 espécies. Em relação a comunidade de formigas, foram coletados 3.220 indivíduos, pertencentes as subfamílias Myrmicinae, Ponerinae, Dolichoderinae e Formicinae, distribuídos em 15 gêneros. A ocorrência de algumas espécies vegetais em apenas uma cota altitudinal, pode ter influenciado no aparecimento de alguns gêneros de formigas, também registrados exclusivamente, nessa altitude.
Descrição: ALVES, M. M. Distribuição de Hymenoptera (Formicidae) e sua relação com a vegetação de caatinga na serra de Bodocongó, Caturité- Paraíba. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/640
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mauricélia Macário Alves.pdfMauricélia Macário Alves577.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.