Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6442
Título: A fugacidade do tempo na poesia de Cecília Meireles: análise de "Retrato", "Transição" e "Epigrama nº 2"
Autor(es): Carneiro, Genilma de Sousa
Palavras-chave: Fugacidade
Poesia
Tempo
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a fugacidade do tempo na poesia de Cecília Meireles, através da análise dos poemas: ―Retrato‖, ―Transição‖ e ―Epigrama N. 2‖. Esta análise tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, onde foram abordados autores como Huidobro (1991), Bosi (1977), Heidegger (2009), Agostinho (1997) dentre outros. A leitura dos poemas de Cecília Meireles propõe ao leitor uma reflexão sobre o tempo e a vida do homem. Consagrando-se como escritora numa época marcada por mudanças literárias como ocorreu com a Semana de Arte Moderna, Cecília Meireles lança ao mundo seus poemas marcados de características peculiares á autora, poetisa que sente e entende a contemplação da vida e os instantes que a compõe. Este estudo não buscou apenas os elementos estilísticos dos poemas como a métrica, rima e ritmo, mas, uma análise da ação do tempo na vida do indivíduo, fazendo uma reflexão de como esse agir transforma exteriormente e intimamente o ser, que muitas vezes não percebe a velocidade dos acontecimentos.
Descrição: CARNEIRO, G. S. A fugacidade do tempo na poesia de Cecília Meireles: análise de "Retrato", "Transição" e "Epigrama nº 2". 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6442
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilma de Sousa Carneiro.pdf386.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.