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dc.contributor.authorVasconcelos, Laiane Figueirêdo Nóbrega-
dc.date.accessioned2014-12-17T10:31:21Z-
dc.date.available2014-12-17T10:31:21Z-
dc.date.issued2014-12-17-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6443-
dc.descriptionVASCONCELOS, L. F. N. A identidade profissional docente na interface com os saberes do professor de língua portuguesa. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO novo período marcado pela tecnologia traz inovações e avanços consideráveis. Verifica-se uma crescente exigência por profissionais mais bem qualificados, uma vez que desqualificação profissional passou a significar no novo sistema produtivo sinônimo de exclusão. Frente a esse contexto, a escola é responsabilizada para responder a muitos questionamentos; o que requer profissionais bem preparados para o exercício da docência. Neste sentido, o presente trabalho centra-se no estudo sobre a identidade profissional docente na interface com os saberes do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, objetivou-se compreender a concepção de que esse profissional tem do seu trabalho. Mais especificamente, identificar os motivos que levaram o educador a escolher essa carreira; analisar os fatores que limitam e possibilitam o seu trabalho, além de verificar o nível de realização profissional dos sujeitos pesquisados. Utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa qualitativa bibliográfica e de campo, de caráter descritivo interpretativo. A pesquisa de campo foi realizada com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, em duas escolas, uma da rede estadual de ensino e outra da rede privada, envolvendo cinco professores. Os pressupostos teóricos pautaram-se em estudos de autores que discutem a identidade profissional: HALL (2002); NÓVOA (1992); PIMENTA (1999); BRZEZINSKI (2002); a profissão docente: VICENTINI E LUGLI (2009); DUBAR (2009); DEMO (2009); LIBÂNEO (1998, 2008) e os saberes docentes em FREIRE (1996); CUNHA (1989); TARDIF (2002) entre outros. Os resultados da pesquisa mostram que a identidade profissional do professor está em constante processo de construção, se inicia em sua carreira acadêmica e o acompanha em todo o percurso profissional. Pois, o contexto social e educacional desfavoráveis provocam a baixa autoestima, a frustração e a falta de motivação, o que pode resultar na alteração do perfil identitário do profissional docente. Em contrapartida, a busca do significado social da profissão, que passa por efetivas condições de trabalho e melhores salários, possibilita uma melhor qualificação e formação contínua, sendo elementos constitutivos para a consolidação da identidade docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Benedita Ferreira Arnaudpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleA identidade profissional docente na interface com os saberes do professor de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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