Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6444
Título: Trabalho alienado da sociedade capitalista na obra metamorfose de Franz Kafka
Autor(es): Azevedo, Geane Tavares
Palavras-chave: Senhor
Escravo
Divisão de trabalho
Alienação
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: Presente nas civilizações antigas e segregada em classes, primeiramente, entre senhor e escravo; depois em hierarquias no mesmo ambiente, as relações de trabalho ganharam novos sentidos à medida que o tempo exercia seu papel, bem como a formação de um conceito de acordo com o as estruturas sociais vigentes. Tratado como dominação dos indivíduos e ou consciência do ser em si, o trabalho serviu para separar os que possuíam os meios de produção, daqueles que dependiam dele para sobreviver diante dos desejos impostos pela sociedade. Culminando com a divisão social do trabalho e, consequentemente, a alienação do mesmo, o sistema de produção capitalista encontrou um meio de produzir mais em pouco tempo, se apropriando da força dos empregados a qual é vendida como mercadoria, sofrendo esta a exploração exercida pelos proprietários. Diante disso, a literatura tem contribuído para a reflexão da sociedade a qual intervêm na produção, distribuição, divulgação e acesso ao público. Tendo em vista esses fatores, esse trabalho tem como objetivo entender a alienação do trabalho na sociedade capitalista por meio da obra Metamorfose de Franz Kafka; o mesmo é justificado pelo fato da literatura contribuir para a compreensão das relações de trabalho existentes em nossa sociedade. Para se consolidar, a presente pesquisa tem como aparato teórico Hegel (1992); Marx (1999 e 1996); Bakhtin (1997); Cândido (2006) entre outros, classificando-a como uma pesquisa bibliográfica.
Descrição: AZEVEDO, G. T. Trabalho alienado da sociedade capitalista na obra metamorfose de Franz Kafka. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6444
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geane Tavares Azevedo.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.