Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6445
Título: O silêncio que grita: proposta de abordagem didática do conto "O mendigo sexta-feira jogando no mundial" de Mia Couto
Autor(es): Costa, Karla Patrícia Silva
Palavras-chave: Ensino de literatura
Letramento literário
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: O ensino de literatura vem na escola sendo objeto de constantes questionamentos e debates sobre a sua função, atratividade e metodologia mais adequada. O presente trabalho visa contribuir para essa discussão, apresentando alguns questionamentos e sugestões a esse respeito. Fazemos uma discussão sobre o ensino de literatura no contexto do Ensino Médio a partir do discurso dos documentos oficiais de ensino brasileiros, bem como da prática comum em sala de aula. Em seguida, apresentarmos uma breve biografia do autor Mia Couto, localizando-o no contexto da literatura de língua portuguesa dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Por fim, debruçamo-nos na análise do conto “O mendigo Sexta-Feira jogando no Mundial” do escritor moçambicano Mia Couto, presente na obra “O fio das missangas”, a partir de algumas reflexões de estudos pós-coloniais para, em seguida, demonstrarmos uma proposta de abordagem didática do conto referido de acordo com as recomendações estabelecidas por Cosson (2009) na perspectiva do letramento literário.
Descrição: COSTA, K. P. S. O silêncio que grita: proposta de abordagem didática do conto "O mendigo sexta-feira jogando no mundial" de Mia Couto. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6445
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Patrícia Silva Costa.pdf462.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.